As árvores de canela vêm da Ásia tropical. Cerca de 3.000 anos a.C, a canela era uma mercadoria cobiçada entre a China e o Oriente. Desde então, a canela foi usada como especiaria e remédio em muitas culturas na Ásia, Pérsia, Roma, Grécia e depois na Europa. A especiaria foi considerada extremamente valiosa até o século XVIII e seu uso foi por muito tempo uma exclusividade dos ricos e poderosos. Várias árvores da rica família em espécies, principalmente do gênero Cinnamomum, fornecem a casca, que serve como tempero. São árvores perenes de diferentes tamanhos, com três a dez metros de altura. A canela é colhida na estação das chuvas quando a casca pode ser facilmente removida. Hoje, uma distinção especial é feita entre a canela chinesa (Cassia lignea) e a canela do Ceilão (Kaneel). A canela chinesa é originária das montanhas do sul da China. Canela da China também é cultivada no Vietnã, Sumatra, Java e Japão. Quando a canela da China é colhida, a casca é separada dos ramos pela primeira vez após 4 a 7 anos. É por isso que contém uma alta proporção de taninos. Os pedaços da casca têm 30 a 40 cm de comprimento, 1 a 3 mm de espessura, 2 a 5 cm de largura e enrolam-se durante a secagem. A canela do Ceilão vem das florestas do Ceilão, agora no Sri Lanka. A canela de Ceilão também é cultivada nas Seychelles, Madagascar, Jamaica, Caiena e no Brasil. A canela do Ceilão é cultivada nos jardins de canela e é mantida como um arbusto. A cada um ou dois anos, brotos com cerca de 2 metros de comprimento são cortados das árvores, que possuem rápido crescimento. A casca é cortada, retirada da madeira e limpa da camada externa de cortiça. A delicada casca interna de apenas 0.3 a 1.0 mm de espessura é empurradas para formar "Quills" que são secos à sombra e mais tarde ao sol. Assim, a casca assume a típica cor marrom-amarelada da canela.
O sabor da canela
Canela China ou cabela Cassia exala o aroma típico de canela e deixa um doce no paladar. Devido ao maior teor de tanino, no entanto, é um pouco mais duro que a canela de Ceilão. As varas são geralmente mais grossas do que as varas de canela do Ceilão. Cassia Canela é particularmente popular para doces, devido ao seu aroma doce de canela.
A mais fina canela de Ceilão é raspada, a mais fina e aromática é a fragrância. O sabor é ligeiramente mais suave que a Cassia canela.
Como usar a canela
Na Alemanha, é difícil imaginar um Natal sem canela. Quer seja no vinho quente, biscoitos, maçã assada ou sorvete, o aroma quente de canela encanta a época. Em outros países, como a Índia ou o Oriente, a canela é usada de muitas maneiras diferentes: marinada de carne, na conhecida mistura de especiarias Garam Masala, no chá Chai ou com vegetais. O tempero dá um toque especial em pratos e bebidas. Você pode combinar canela com pimenta da jamaica e pimentão.