Na verdade, essas pequenas bagas vermelhas não são pimenta real no sentido botânico. Pimenta rosa é o fruto seco e completamente maduro da aroeira brasileira, uma planta sumagre com o nome botânico Schinus terebinthifolius. Representantes bem conhecidos de plantas de sumagres são, por exemplo, pistaches ou mangas. Hoje a árvore é cultivada principalmente na ilha de temperos La Réunion. Como muitas outras especiarias, pimenta rosa veio da América do Sul para a Europa pelos exploradores espanhóis e portugueses. Nos anos setenta e oitenta do século passado, a pimenta rosa tornou-se moda como tempero de boa cozinha, principalmente por causa de sua aparência. As pequenas bagas secas são bonitas e realçam os pratos. As bagas são colhidas quando vermelhas maduras e conservadas em açúcar ou salmoura antes da secagem. A pele frágil reveste uma pequena semente. As bagas de pimenta são vendidas sem casca.
O sabor da Pimenta Rosa
O sabor da pimenta rosa não é comparável à pimenta real. Pimenta rosa cheira a bagas de zimbro e desenvolve seu aroma particularmente bem quando esmagado em um almofariz. Isso também é muito fácil devido à textura delicada. O sabor é mais aromático, com uma doçura suave que quente.
Como usar Pimenta Rosa
Pimenta rosa é bem conhecida na cozinha por seu efeito decorativo. As pequenas bagas aromáticas também são ideais com pratos leves, como saladas de frutas, criações de alfaces frescas, vegetais e crustáceos. Além disso, mozzarella, creme de abacate ou guacamole recebem um aroma exótico através da pimenta rosa. Muito popular na culinária criativa é também a combinação de pimenta rosa com chocolate em tortas, brownies, mousses, bolos de chocolate ou sorvetes.